09/06/11

Juíz Internacional OMJ Paulo Fernandes


Em primeiro lugar, quero agradecer o convite que me foi feito, sendo para mim uma honra, participar como Juiz convidado, nesta vossa brilhante iniciativa “ONE DAY SHOW” ARLEQUIM PORTUGUÊS “TERRAS DO SADO”, a qual eu desde já estou convicto que vai ajudar promover a nossa 1ª raça de canários, tornando-a assim mais prolífera entre os Ornitófilos Portugueses, sendo também mais um ponto de encontro e de convívio entre os criadores de canários, em especial do Canário ARLEQUIM PORTUGUÊS.

Chamo-me Paulo Jorge Fernandes, tenho 48 anos e moro em Peniche. Crio canários à perto de 23 anos, se bem que no início, tal como muitos de vós, criei um pouco de tudo, entre canários de cor, de porte e também psitacideos, mas com o decorrer dos anos senti a necessidade de tomar opções, que foi dedicar-me ao que realmente mais gostava e mais prazer me dava criar, sendo os canários de porte a minha escolha. Actualmente crio com 60 casais de canários, tendo todas as raças de canários com poupa, ainda mais os Borders, Fife Fancy, Norwichs e Lizards. Como costumo dizer, não sou um criador mas um coleccionador de raças.

Sou sócio do Clube Ornitológico de Peniche e também sócio do CCAP. No ano de 1999 e devido ás dificuldades de aprendizagens na altura para quem queria evoluir, pouco ou nada havia na net sobre artigos de canários, decidi candidatar-me ao Colégio de Juízes (único) o CPJO, tendo feito o meu exame no Nacional de 2000, posteriormente fiz o meu exame para Juiz OMJ em 2009. Tenho julgado desde 2003 quase todas as exposições do CCAP, tendo por isso aprendido a gostar desta raça Portuguesa. Em 2008 participei, como Presidente da secção técnica de canários de porte do meu colégio, de reuniões em que aconselhámos, demos o nosso parecer técnico, sobre o Standard do Arlequim, com a finalidade de que a sua aprovação se torna-se uma realidade, o que veio a acontecer, com o reconhecimento da raça em Janeiro de 2010, durante a realização do Mundial /Matosinhos/Portugal.

Quero aqui deixar uma palavra a todos os criadores Portugueses, apõem esta nossa raça de canários, julgo que com o apoio de todos, o ARLEQUIM Português pode vir a ser uma raça em grande presença nas exposições, quer em Portugal, quer além-fronteiras. Deixo também aqui uma palavra de apreço e gratidão a TODOS os que contribuíram para que o Arlequim fosse reconhecido internacionalmente pela estrutura da COM, sendo a minha última palavra de agradecimento e reconhecimento pelo excelente trabalho, dedicação e amor pela causa, ao criador desta raça, o Dr. Prof. Armando Moreno. O Sr. devia de servir de exemplo para muitos de nós.

Com as melhores saudações Ornitológicas
Paulo Jorge Fernandes – Juiz OMJ / COM
Presidente do CTJ / FOP

Sem comentários: