09/06/11

Grupo Musical e Desportivo União e Progresso

"Grupo Musical e Desportivo União e Progresso fundado em 1913 é hoje uma Colectividade prestes a comemorar 100 anos de existência, fruto do esforço de centenas de homens e mulheres com dedicação e amor foram ao longo dos anos vencendo dificuldades, ultrapassando obstáculos, conscientes que no Colectivismo se forjam mentalidades, se desenvolve o gosto pelas actividades artísticas, culturais e desportivas e a arte e o dialogo via natural, que engloba o saber dirigir e ser dirigido.

O G.M.D.U.P. nasceu com a designação de “Solidó” agrupamento musical composto por músicos da terra alguns dos quais dissidentes de outras Colectividades já existentes em Azeitão. Como agrupamento musical, sobreviveu com grande dificuldade ao período de grande agitação social e politica que se viveu nos vinte anos seguintes á sua fundação (1913/1933) de acordo com documentos da época, em princípios de 1934 um grupo de homens com grande espírito associativo, dos quais se destacaram Serafim dos Santos, Virgílio Pereira, Carlos José da Costa, Alexandre Cardoso, Custódio Pato e João Patrício decidiram levar por diante a nobre tarefa da reorganização do “Sólidó” com a designação de Grupo Musical União e Progresso, Colectividade com estatutos aprovados e corpos directivos eleitos democraticamente em eleições anuais. Desde então a Colectividade tem desenvolvido múltiplas actividades no campo recreativo, cultural, desportivo, e social visando sempre a função educativa como formação humana através de festas populares, colóquios, exposições, torneios desportivos, participando em desfiles etnográficos, carnavalescos, marchas populares, etc., actividades que lhe têm conferido diversas distinções nomeadamente em Agosto de 1999, foi-lhe conferido o estatuto de Colectividade de Utilidade Pública (D.R. Nº 185 – 2ª Série).

Em 2001, agraciado com a medalha de ouro da Cidade de Setúbal, actualmente apadrinha as actividades da Escola Primária de Vendas de Azeitão.

É filiada nas seguintes instituições:

- Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto
- Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal
- Federação de Andebol de Portugal
- Associação de Andebol de Setúbal
- Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal
- Associação Cultural Sebastião da Gama
- Associação Shotokan Karate Do Portugal

Com Sede em edifício próprio sita na rua 25 de Abril e Pavilhão Gimno-desportivo com 2 ginásios de apoio situado na rua Poeta Sebastião da Gama, o G.M.D.U.P. tem á disposição dos seus sócios e familiares, bem como á população em geral, um vasto leque de modalidades, em actividades tais como:

- Ballet Clássico
- Karaté
- Futsal Escolinhas
- Ténis de Mesa
- Andebol Formação
- BTT
- Oficina Musical
- Danças de Salão
- Ginástica (várias classes)

Com um total de 220 participantes com idades diversas a partir dos 4 anos."

mais informações em: www.gmduprogresso.webs.com

Sem comentários: