11/03/11

Junta de Freguesia de São Simão de Azeitão

"Por desanexação de Sesimbra, a povoação de Azeitão foi constituída em concelho em 1759. A sede ficou estabelecida em Aldeia Fresca, que passou a vila com a designação de Vila Fresca de Azeitão. Em 1786, a sede de concelho foi transferida para a Aldeia Nogueira, passando o respectivo território a denominar-se Vila Nogueira. A reforma administrativa, empreendida em 1855, determinou a extinção do concelho de Azeitão, tendo as duas povoações integrado o concelho de Setúbal.

A freguesia é delimitada a Norte pela freguesia de Coina, a Sul pelo Oceano Atlântico e a Nascente pelo concelho de Palmela. Faz ainda fronteira com a freguesia de São Lourenço e engloba as localidades de Vila Fresca de Azeitão, Brejos de Azeitão, Vendas de Azeitão, Pinheiros e Castanhos, abrangidas por uma área total de 24 km2 e uma população de 4.598 habitantes.

As tortas de Azeitão são a especialidade mais característica da freguesia de São Simão, constituindo parte da sua doçaria regional. Os azulejos pintados à mão, rendas e bordados são alguns dos trabalhos do artesanato que poderá ser apreciado. O seu desenvolvimento económico é feito, principalmente, com base em pequenas indústrias e nos serviços.

São organizadas um conjunto de festividades de cariz popular e religioso, das quais se destacam as festas de Nossa Senhora da Saúde, de S. Pedro de Alcube e de S. Luís da Serra. A Igreja de São Simão, do século XVI, a Quinta da Bacalhoa e a Capela de São Pedro de Alcube fazem parte do património histórico-cultural da freguesia. Antiga propriedade da Casa Real Portuguesa, a Quinta da Bacalhoa situa-se nas proximidades de Azeitão, envolvendo o palácio. É considerada a mais formosa quinta que, da primeira metade do século XVI, ainda existe em Portugal."

Fonte: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=detailFo&rec=1384

Sem comentários: