05/11/11

I Exposição Internacional Monográfica – One Day Show " Terras do Sado " - Arlequim Português

Caros amigos e colegas.

Realizou-se a 1ª Exposição Mundial exclusivamente da Raça de Canários de Porte Arlequim Português, a Exposição Internacional Monográfica – One Day Show " Terras do Sado ". Este fato por si só constitui um marco na história desta jovem e promissora raça que a cada ano nos orgulha mais.

Este projeto, como tantos outros, nasceu pequeno, cresceu sustentado, consolidou-se e tornou-se realidade no dia de 09 de Outubro de 2011, alcançando um êxito maior do que as maiores expetativas criadas no momento do seu “nascimento”.

A Exposição Internacional Monográfica – One Day Show " Terras do Sado ", foi pensada para ser um lugar de todos para todos, onde a partilha de conhecimentos pudesse conduzir às melhores práticas ornitológicas e a um futuro ainda mais brilhante para esta Raça de Canários de Porte, o Arlequim Português.

Nesta primeira edição, tivemos o prazer de receber 26 Expositores, um pouco de todo o nosso Portugal que participarem com 216 canários da raça Arlequim Português, permitindo alcançar todos os objetivos propostos.

Troféus do I One Day Show " Terras do Sado " 2011

Os Melhores do I One Day Show " Terras do Sado " 2011

A raça fez-se representar ao mais alto nível com a participação entre muitos outros, dos Expositores Medalhados no Campeonato Mundial (Tours – França 2011) e Campeonato Nacional ( Entrocamento – Portugal 2010 ) do ano transato, bem como, com vários Expositores Campeões em Internacionais e Regionais, elevando a Competição para patamares de Exigência e Excelência comparáveis somente com um Campeonato do Mundo. A presença de tantos Expositores e das suas aves dignificou uma vez mais a Raça de Canários de Porte Arlequim Português, contribuindo decisivamente para a sua promoção e divulgação pela Comunidade Ornitológica Nacional e Internacional e aficionados.

Com Julgamentos realizados pelos Srs. Juízes Internacionais OMJ, Sr. Paulo Fernandes e Sr. Paulo Ferreira do CTJ-FOP de forma aberta, permitiu aos presentes observar os trabalhos e recolherem indicações sobre o que se pretende para o Arlequim Português “ideal”, e que foram aprofundados durante os trabalhos realizados no II Colóquio do Canário Arlequim Português.

Breves considerações sobre o Standard do Arlequim Português
 e o modelo de Julgamento por comparação,
 pelos Srs. Juiz Paulo Ferreira e Paulo Fernandes 

Durante os Julgamentos com a presença entre muitos outros,
do Sr. Professor Armando Moreno e o Sr. Presidente da F.O.P. Carlos Delgado

Expositores e visitantes a assistir aos trabalhos dos Srs. Juizes

Explicações do Srs. Juizes aos presentes sobre as aves em Julgamentos

Explicação sobre o Melhor do Show e do Melhor Oposto do Show pelos Srs. Juizes

O II Colóquio do Canário Arlequim Português foi um momento aguardado por todos. Teve como Oradores os Juizes Internacionais OMJ, Sr. Paulo Ferreira e o Sr. Paulo Fernandes. O Sr. Professor Doutor Armando Moreno acompanhou os trabalhos durante a manhã e por motivos do foro particular e reajuste do caléndario teve de se ausentar, ficando a responsabilidade da sua intervenção para o Juiz Internacional OMJ Sr. Paulo Ferreira. Aproveitamos a oportunidade para publicamente expressarmos o nosso muito obrigado pela sua presença, pelas suas palavras e pela constante fonte de inspiração que é.

Foram abordados vários pontos, desde a conceção da raça, o seu desenvolvimento, apresentação e reconhecimento e análise do Standard do Arlequim Português pelo Juiz Internacional OMJ Sr. Paulo Ferreira e outras considerações pelo Juiz Internacional OMJ Sr. Paulo Fernandes.

Intervenção do Sr. Juiz Paulo Ferreira

II Colóquio do Canário Arlequim Português

Intervenção do Sr. Juiz Paulo Fernandes

As intervenções tiveram como objetivo promover o melhor entendimento sobre a raça, as suas virtudes e as suas dificuldades, encaminhado os criadores para as melhores práticas ornitológicas que se adaptem às características desta raça, permitindo olhar os problemas de frente encontrando as melhores soluções. Notamos a forma simples como as mensagens foram transmitidas, sendo que, os objetivos deste colóquio foram amplamente alcançados, com os esclarecimentos aos Criadores e Aficionados realizados na primeira pessoa, contribuindo para um melhor entendimento sobre os diferentes itens do Standard, Genética da Raça e Outros associados.

Agradecemos á Junta de Freguesia de São Simão de Azeitão, ao Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, ao Clube Ornitológico de Setúbal, á F.O.P, ao CTJ-FOP, ao Professor Doutor Armando Moreno, ao Sr. Gilberto Fonseca, ao Sr. Duarte de Almeida, aos Expositores e a todos os que Colaboraram desde o primeiro momento neste projeto. Foi com a disponibilidade e empenho de todos que a I Exposição Internacional Monográfica – One Day Show “ Terras do Sado “ e o II Colóquio do Canário Arlequim Português alcançou enorme êxito.

Fica o convite, para todos voltarem no próximo ano e participarem na II Exposição Internacional Monográfica – One Day Show “ Terras do Sado “ 2012, e partilhando um desejo antigo cantado pelo saudoso Zeca Afonso e repetido por tantos outros depois, a que nós nos associamos igualmente… “…trás outro amigo também…”.

Brevemente foto-reportagem sobre o I One Day Show " Terras do Sado " 2011.

Almoço Convívio do Restaurante - Ti Gracinda dos Leitões

Melhor do Show ( Melhor Par Macho ) - Dário Oliveira

Melhor Oposto do Show ( Melhor Poupa Fêmea ) - Dário Oliveira

Melhor Par Fêmea - José Caldeira

Melhor Poupa Macho - Duarte Almeida

Melhor Mutação ( Diluído ) - Rui Godinho

Comissão de Organização, Clube Ornitológico de Setúbal e Juizes Internacionais OMJ

fila de cima; António Pomar (C.O.), Luís Gomes (C.O.), Nuno Figueiredo (C.O.), Paulo Fernandes ( CTJ-FOP ), Mário Teixeira ( C.O.Setúbal ), Paulo Ferreira ( CTJ-FOP ), Gonçalo Ferreira ( C.O.), Tiago Sottomayor ( C.O. ),
fila de baixo; Rui Silva ( C.O.), António Ramalho ( C.O.), Dionísio Gomes ( C.O. ), Honório Ramanho ( C.O.) e Carlos Ramos ( C.O.).

Fotografia de Grupo
One Day Show " Terras do Sado " 2011


A Comissão de Organização

Sem comentários: